quinta-feira, 24 de março de 2016

TEORIA DO BIG BANG OU DA GRANDE EXPLOSÃO




Em 1916, Albert Einstein publicou a teoria da relatividade, onde dizia que o Universo estaria se expandindo ou então se contraindo. E, em 1927, Georges-Henri Lemaître, padre, engenheiro civil e cosmólogo belga, formulou a teoria do Big Bang com base na teoria de Einstein e nas equações de Alexander Friedmam.



Segundo essa teoria, há uns 15 bilhões de anos atrás o Universo não existia. Ele surgiu há pelo menos 13,7 bilhões de anos, a partir de um estado inicial de temperatura e densidade muito grandes, onde partículas se movimentavam com a velocidade próxima á da luz. Depois que elas surgiram, se associaram e formaram núcleos de átomos.
 

Ao se expandir (não explodir), o Universo também se resfriou, passando por várias cores. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos,a luz pode caminhar livremente. Aproximadamente 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.





Assista à abertura em português da série The Big Bang Theory que fala sobre a origem do mundo (versão original):


Big Bang: a origem do Universo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário